Filmes
SESSÃO A MEMÓRIA E SEUS ENCONTROS

Os filmes, eminentemente políticos com uma paleta de destinos individuais, integram o retrato da cidade através de sua estonteante variedade arquitetônica. No seu íntimo, encontram-se cenas de sentimentalismo, pureza juvenil e melancolia por um tempo que ficou para trás. Trava-se o encontro de gerações para tratar das questões da atualidade, reflexos de um passado em sua maior parte idealizado. O aspecto lânguido das conversas animadas à mesa, no virar das páginas de um álbum de fotografias, a emoção do citadino ao som da música instrumental que o remete à sua infância, impede a insensibilidade de qualquer telespectador. Eis um retrato forte e humano, bruto e belo. A mesma família que se reúne e comemora, também vivencia o cotidiano de uma nação instável, volátil, por vezes exausta, vítima das “guerras por procuração” para sair em busca de condições mais propícias ao exercício da vida em continente europeu, e depois, à casa retorna, emulando o filho pródigo, em novo cenário que se descortina.

 

SESSÃO A CHAMA DA INSURREIÇÃO

Os cineastas da região estão em uma posição única para combater os preconceitos promovidos pela grande mídia. Eles persistiram em seu desejo de contar suas histórias, não obstante os obstáculos para tanto. Sua criatividade atesta sua imaginação, coragem e resiliência, e a forma como eles respondem com criatividade à crise é uma fonte de inspiração para todos. Através de seus filmes, eles podem conectar os espectadores com as experiências cotidianas de pessoas que enfrentam eventos turbulentos ou lidam com legados de guerras passadas. Eles fornecem perspectivas sutis e pessoais sobre o mundo árabe que as reportagens convencionais e os dramas de Hollywood não conseguem reportar com acuidade.

 

SESSÃO DO LIMITE AO DESLOCAMENTO

Um Panorama das complexas realidades árabes é revelado na Mostra Mundo Árabe, que pela décima-quarta vez a cidade de São Paulo sedia. Mas, além das realidades documentais, os filmes árabes da atualidade contemplam complexas estruturas dramáticas e narrativas. Nesta seção da mostra, com foco nas questões do deslocamento e busca de identidade, os filmes mostram desafios e inquietações de personagens marcantes, cruzando fronteiras em áreas de conflito, ou arriscando-se em continentais travessias oceânicas, em meio aos perigos de falsas acusações e injustiças de todo tipo.

 

Além das distopias, choques culturais e busca de dignidade, tomamos contato nestas obras com a força e a magia da arte do Cinema, que traz luz e esperança para as angústias existenciais de um mundo interconectado, e ao mesmo separado, na palma da mão, pelos sinais digitais e pelos sonhos de emoções reais, e redenção.